× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Prosas de Braga
Vivências e sonhos de um poeta e eterno aprendiz!
Textos
A INDEPENDÊNCIA DE LUTO (7de setembro de 2021)

A INDEPENDÊNCIA DE LUTO
(7 de setembro de 2021)

Eu quero dizer a meu povo, que a nossa independência está de luto, que tudo está tão escuro e que nada enxergo adiante.
Mas sei que atrás da montanha existe um vale cheio de esperança, para quem não é fascista ou para quem ainda acredita, porque nada é eterno, principalmente para quem é humano.
Somente nos falta que um certo humano acorde para o fato de que ele não é rei, nem é Deus para os demais.
Nossa independência está de luto, porquanto trepida sobre um terremoto, causado por quem deveria nos dar solo seguro.
Toda tempestade só quer mar revolto, e vento sem sorte, para tudo levar. Sem ter majestade, o inferno é luto de quem é a verdade do mal a vagar.
Acorda Brasil! Seja Pátria amada, seja o cão que guarda, sem nos lacerar.
O Brasil precisa é de amor, não de ter fuzil, que só causa dor. O Brasil precisa de vacina e não de cara feia, que nos dá pavor.
Que saudades, tenho de outrora, onde até quem era algoz, sabia nos dizer! Pois vi até Médici e seus ditadores, respeitarem valores e o que dizia.
Eles não usavam de palavras chulas, nem desdenhavam da falta de sorte de alguém. E por isso eu digo: que saudades tenho, mesmo quando lembro que sofri também!
Não caiamos em conversas de bandidos e ladrões que se travestem de santinhos, pois quem sempre andou como raposa, não dá paz para as galinhas, e quem tem veneno não morde apenas para comer.
Estamos sofrendo por uma má escolha, que tanto alertei, mas ninguém ouviu. Todos me achavam louco e recalcado, ou cheio de pecados, dos quais julgam não ter.
Mas, no picadeiro não tem só palhaço, e sim tem corda e aço, bailarina e laço, ou quem faz gemer. E a alegria e a tristeza andam de mãos dadas, se não sabemos como andar.
Estamos sem eira nem beira, entregues à sorte de termos vampiros em Brasília.
O Brasil não precisa de ditadores, mas de quem seja honesto e capaz de agir em prol do bem estar de todos.
Chega de sermos auto-suficientes em grãos e passarmos fome, ou de ter petróleo e pagar mais caro pelo gás, termos energia limpa de vários estilos e ter de conviver com apagões, ou sermos de fé e força entregues aos vendilhões de todos os templos, seja com centrão, pastores ou milícias, seja com rachadinhas ou queimando a Amazônia, trazendo noite à tarde de São Paulo, matando os índios, negros e pobres, ou até mesmo estarmos entregues a vários charlatões e incompetentes como guias.
O Brasil precisa de investimentos e não a entrega de suas riquezas e patrimônio público, além de respeito à Constituição Federal.
Precisamos de escolas, universidades, hospitais, refinarias, siderúrgicas, energia solar e eólica, saneamento básico, estradas adequadas, ferrovias, portos e aeroportos, acesso à tecnologia e a suporte farmacêutico e psicológico, dentre outras coisas mais.
Mas por agora, só vemos desemprego, fome, doenças e morte no horizonte, onde só nos maculam a esperança.
Afinal, vociferar palavrões e ofensas gratuitas não são sinônimos de honradez, honestidade ou mesmo intelecto e expertise para ser um líder. O Brasil merece algo melhor, pois temos aqui um berçário de cidadãos exemplares, que podem trazer dignidade a qualquer cargo público, com gestão proativa e enaltecida pela correção e pronto diálogo com os anseios da sociedade, de modo plural e conciliador.
Acorda Brasil! A independência está de luto!
Poeta Braga Costa
Enviado por Poeta Braga Costa em 16/09/2021
Alterado em 16/09/2021
Comentários