× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Prosas de Braga
Vivências e sonhos de um poeta e eterno aprendiz!
Textos
AINDA MORO AQUI

AINDA MORO AQUI

Nesse agreste de Jequié, desde 1964, vivo meus dias entre os cactos, mas também junto ao cacau.
Fiz recanto entre as serras, macaxeiras e as libélulas, se estas últimas lavam as bundas sobre o rio, que hoje é só esgoto abissal.
Rio das Contas que o tropeiro, depois de ser canoeiro, fez nas feiras e saraus.
Mas ainda há espaço para esquecer o cangaço, pois já foi meu Portugal.
Só sobrou a minha África, com os bantos lá na praça, pra ceifar canavial.
Só aí lembro da origem, onde eu visse o aborígene, que não quer lembrar Cabral.
E no canto das cigarras, lembro o tempo da invernada, quando a casa tem quintal. Pois ali tinha poleiro, a pocilga e o jambeiro, onde canta um cardeal.
Meu jequiezinho foi infância, mas a luta da ganância nos levou pra Capital.
Lá eu vi um ACM, um João ou Baleeiro, que juntou Campus inteiro, como um fardo no embornal.
E os anos foram longe, que agora sou um cônjuge, que cria flor e recital.
Mas antes de ser poeta, fui da farda que é correta, costurando a lei nas setas, que transitam além do mal. Só depois do parabellum, da escopeta e o violão celo, hoje as letras são meu sal.
E o tempero que macero, me faz dissecar meu verbo, e o fascínio que postergo, quando adentro em meu portal.
Mas uma árvore vira aderno, pois diante do eterno, só estrela é festival, pois transcende o nosso tempo, mesmo quando chega o vento da poeira colossal, que são nuvens de galáxias e cometas pelas praças, ou quasar do bem e o mal.
E eu contorno a Via Láctea, com meu Sol em uma caixa e os planetas no varal. Mesmo que tenha Saturno, mas Plutão é o meu miúdo no tempero ancestral, pois é tudo energia, que nem minha utopia me reveste de agonia, por ser simples animal.
Por tudo isso, ainda moro aqui, pois o Universo celeste, é meu colo inconteste e o meu berço imortal.

💫☀️💫

 
Poeta Braga Costa
Enviado por Poeta Braga Costa em 01/01/2021
Comentários