× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Prosas de Braga
Vivências e sonhos de um poeta e eterno aprendiz!
Textos
JAGUATIRICA, SEJA SIMBOLO DO BRASIL!

JAGUATIRICA, SEJA SIMBOLO DO BRASIL!

Os seres humanos, são as bestas do apocalipse terreno, pois desdenham da natureza, maltratando-a como bem entendem, embora saibamos que entender nem sempre lhes são atributos palpáveis, e que se consubstanciem com a realidade e necessidade que seriam coerentes.

Até quando seremos ignorantes para com o nosso lar, sem ao menos usarmos os nossos instintos, nos deixando levar por meras vaidades, presunções e ganâncias do tudo, que nada será?

Só percebemos um pouco de sanidade humana, quando nos debruçamos para o convívio profícuo e amável com os outros animais, mesmo que sejamos omnívoros e necessariamente algozes de quase todas as outras espécies, mesmo as vegetais, as quais não conseguem nos abraçar, mas se permitem ao abraço, que nos sustenta com suas raízes, galhos, folhas, flores, sombra e frutos.

Nós, areia humana diante do cosmo infinito, já pudemos desfrutar do convívio do que hoje classificamos como animais selvagens, quando esse pseudônimo só cabe realmente a nós, que atacamos sem sermos ameaçados; Urramos quando o silêncio é mais necessário; Mordemos as almas, quando o carinho é o que basta; Traímos quando o que temos é o amparo; e Roubamos o que nem cabe em nossos cofres e é desnecessário.

E tudo isso porquê não nos contentamos com o que apenas precisamos, parecendo como aquele doente, que precisa de vitamina C numa dosagem ideal para cada dia, mas teima em engolir mil comprimidos que ao serem digeridos, serão dispensados naquilo que exorbita o que realmente estamos a necessitar, seja por rins ou intestinos, mas como dizendo aos meninos até onde vai o dia ser, pois num certo momento o entardecer nos chega como o vento, sem precisar de permissão ou documento, para a noite fazer o dia escurecer.

E eu me vejo, em comunhão não só com cães e gatos, que às vezes brigam, mesmo enfrentando os ratos. Mas admiro todo o aparato que a natureza nos brindou, numa festa de bichos a zoar por todos os lados, onde queria me ver cercado pelos felinos de maior porte, mas não tive a tal sorte, pois sei que no Brasil, pelo seu recorte, só o jaguar é que representa uma cadeia alimentar completa, demonstrando o quando é que a coisa está certa, e o que o ambiente há mesmo de ter.

Mas como o nossa onça pintada ou suçuarana, vista de longe é tão bacana, me contentaria com a jaguatirica a me lamber, roçando seu pelo, tão macio e brejeiro, nesse solo brasileiro, para eu ver o sol nascer.

E falo isso pois os gatos são macios, mesmo quando estão no cio, ronronando a namorar. E não padecem dos desmandos dos humanos, que nem sabem usar os panos, como pele pra aquecer. Mas preferem o couro dos felinos na parede, como brinde ou como enfeite, desrespeitando o natural.

E os troféus, de muitos humanos é a morte, como se isso fosse sorte, marcando a coronha de armas que só nos trouxeram o mal. Por isso a guerra se perpetua a devastar a natureza, que é nosso lar, não nos permitindo a liberdade de amar, pois só o ódio a plantar, é o que estamos a cultivar.

Jaguatirica, seja símbolo do Brasil, / de verdes matas e céu anil, / pelas noites nos campos sob o estrelar / de um cruzeiro, seja do sul ou brasileiro, / mas que não nos faça estrangeiros / em nossa terra, nosso lar!

Publicado no Facebook em 11/06/2018
Poeta Braga Costa
Enviado por Poeta Braga Costa em 05/04/2020
Alterado em 05/04/2020
Comentários