× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Prosas de Braga
Vivências e sonhos de um poeta e eterno aprendiz!
Textos
UM ECLIPSE NO TRAJETO, ENALTECENDO UM ARGUMENTO
UM ECLIPSE NO TRAJETO, ENALTECENDO UM ARGUMENTO

Numa certa feita, na condição de policial rodoviário federal, durante um serviço de escolta de carga superdimensionada, a qual só podia transitar do amanhecer ao pôr do sol, fomos questionados sobre o por quê de se exigir faixas refletivas nas pranchas reboques, cuja intenção do legislador era aumentar a capacidade de percepção noturna do veículo de carga que estaria transitando, já que tais veículos não podiam transitar à noite?

Nesse momento argumentamos de que não só poderia haver ocorrências em que a composição veicular não conseguisse chegar a uma área de escape ou de parada, motivada por qualquer intercorrência (pane mecânica ou acidente com interdição total da via), mas estávamos sujeitos aos acasos do Universo, o qual condiciona o orbitar dos astros a um eventualmente bloquear da emissão de luzes do outro, como na relação de uma estrela e seu sistema planetário, o qual em alguns casos possui satélites em suas órbitas, causando o fenômeno dos eclipses, tornando alguns momentos de um dia ensolarado, num surpreendente anoitecer. E assim, nesse momento de magnífica escuridão, ocorreria a natural necessidade das faixas refletivas ora questionadas.

O interessante nisso tudo é pensarmos se realmente o legislador previu tais ineditismos ou fatalidades, ou fora apenas uma elucubração ou válvula de escape criada por nós, buscando defender a Lei, como se juízes fôssemos, ao dar uma interpretação quiçá inédita ao texto legal, que pecou em não ser mais contundente?

Mas que pode acontecer, isso pode! Afinal, o impossível só o é até que aconteça!

Texto publicado no Facebook em 13/04/2018
Poeta Braga Costa
Enviado por Poeta Braga Costa em 04/04/2020
Comentários